Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Melanoma de Coroide - Tipo de Câncer

A incidência anual de melanoma ocular é de aproximadamente quatro a seis casos para cada milhão de habitantes.

O Melanoma de Coróide é, dentre todos os tipos, o tumor intra-ocular mais comum e o mais frequente na população adulta. A coróide é uma camada vascular da parede do globo ocular, que fica entre a parte branca do olho (esclera) e a retina (membrana visual). E o Melanoma de Coróide se origina nos melanócitos dessa região, geralmente como uma lesão única, acometendo somente um olho.

Também é mais freqüente em pessoas da raça branca, acima de 50 anos e pode apresentar como sintomas queda de visão e pontos luminosos.



Diagnóstico

O principal exame para confirmar o diagnóstico é o mapeamento de retina. Utilizando equipamentos especiais, o médico avalia o fundo de olho do paciente através das pupilas dilatadas. O exame deve ser realizado por oftalmologista experiente na área de tumores.

Complementa-se a avaliação inicial com ultrassonografia do globo ocular e, por vezes, com exames como angiofluoresceinografia (análise da vascularização intra-ocular) e ressonância nuclear magnética.

O Melanoma de Coróide pode, através da corrente sanguínea, acometer órgãos distantes (metástase), como fígado e pulmão. Por isso, uma análise cuidadosa desses órgãos deve ser realizada semestralmente após o diagnóstico da doença.

Principais sintomas: O Melanoma de Coróide pode apresentar sintomas como queda de visão e pontos luminosos, porém, em grande parte dos pacientes, ocorre sem sintomas, sendo detectado durante um exame de rotina.

Por estar localizado dentro do olho, o Melanoma de Coróide raramente causa sinais externos perceptíveis a olho nu.



Tratamento


O objetivo do tratamento do paciente portador de Melanoma de Coróide é controlar a lesão tumoral, salvando sempre que possível o olho e a visão. No passado, a enucleação (remoção do globo ocular) era a única opção terapêutica. Nas ultimas décadas, entretanto, os tratamentos conservadores evoluíram, permitindo salvar a vida do paciente assim como o olho e a visão.

A escolha do tratamento baseia-se principalmente no tamanho da lesão tumoral, além de outros fatores como idade do paciente, saúde sistêmica geral, localização da lesão e visão do olho afetado.

Lesões pequenas e inativas podem ser somente observadas, principalmente se ocorrem em pacientes idosos. O monitoramento da lesão será feito a cada seis meses com mapeamento de retina, fotografias e ultrassonografias. Caso seja detectado um crescimento do tumor, o tratamento é instituído.

Para os melanomas pequenos e médios, a opção de tratamento mais utilizada é a braquiterapia ocular (radiação do tumor) isolada ou associada à termoterapia transpupilar (laserterapia).

A braquiterapia é uma técnica inovadora de tratamento que utiliza radiação ionizante de contato. Consiste na implantação cirúrgica de um pequeno artefato radioativo na forma de placa (iodo ou rutênio), aplicado diretamente sobre a área do olho comprometida.  A placa irá permanecer no olho do paciente por alguns dias (em média cinco dias), até que a dose que irá inativar a lesão tumoral seja emitida. A placa então será removida e o paciente passará a ser acompanhado ambulatorialmente com intervalos de quatro a seis meses.

O direcionamento e focalização do tratamento possibilitam que os tecidos sadios localizados próximos à lesão tumoral sejam protegidos, podendo desta forma controlar o tumor com preservação dos olhos e muitas vezes da visão.

A enucleação (retirada do globo ocular) fica reservada apenas para os casos de tumores grandes e com ausência de visão. Com os avanços tecnológicos, tanto os implantes intracavitários - que são utilizados durante a cirurgia para repor o volume do olho removido - como as próteses externas, que serão adaptadas de quatro a seis semanas após o procedimento, permitem boa integração e movimentação da prótese, com resultados estéticos bastante naturais e satisfatórios.

A exenteração, que constituiu na retirada cirúrgica do globo ocular e dos tecidos que preenchem a órbita como músculos, gordura e eventualmente pálpebras, é raramente utilizada, estando indicada para casos de Melanomas de Coróide que apresentem importante extensão extra-ocular.

Estudos como o COMS (Collaborative Ocular Melanoma Study) demonstram que não existe diferença em termos de sobrevida entre a utilização do tratamento braquiterapia e a enucleação.

O índice de sucesso do tratamento atualmente está entre 90 a 95%. E o olho contralateral, cérebro e restante do corpo não apresentam efeitos advindos da radiação.


Fatores de Risco


Entre os fatores de risco para o Melanoma de Coróide temos: raça branca, idade avançada, pintas que podem sofrem transformação maligna (Nevus da Coróide) e melanocitose óculo-dermal (Nevus de Ota).

Não há um consenso entre os estudos médicos sobre os fatores de risco ambientais. Acredita-se, entretanto, que a exposição solar não tenha importância na patogênese do tumor



obs. conteúdo mermamente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/melanoma-de-coroide/57/


4 comentários:

  1. Braquiterapia ocular é um tipo de tratamento radioativo para cânceres oculares. Os cânceres oculares como o melanoma são resistentes à quimioterapia e à radioterapia, sendo necessária grande dose de radiação para matar as células cancerosas. Esta dose só pode ser administrada na forma segura com uso da placa de braquiterapia, que foca a radiação em pequena área, protegendo tecidos normais. Existem placas radioativas com Iodo e placas com Ruthênio, ambas podem ser utilizadas dependendo do tipo e do tamanho do tumor que vai ser tratado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Croose Hackle, obrigada pela visita! Que esclarecimento importante para que os leitores do blog possa entender mais como pode ser feito o tratamento. Volte sempre e muita obrigada pela explicação construtiva.
      abs, fraternos,
      Carla

      Excluir
  2. Onde é possivel conseguir o tratamento do melanoma para quem não tem convênio particular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van G. t., olá! Obrigada pela visita e comentário. Olha quando não se tem um Plano de Saúde geralmente o tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde - SUS você terá que procurar uma Unidade de Saúde na sua região eu vou colocar alguns endereços para você entrar em contato para ver uma possibilidade de consulta e tratamento. Fico na expectativa de conseguir um tratamento rápido. Deus proteja sempre.

      1- Inca : Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000

      2 - A.C.Camargo Cancer Center – R. Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo - SP CEP 01509 - 010 Tel. (11) 2189-5000

      A.C.Camargo Cancer Center – Unidade Santo André – Av. Lino Jardim, 171, Vila Bastos - Santo André - SP CEP 09041-031 Tel. (11) 2789-0000

      A.C.Camargo Cancer Center – Unidade Morumbi – Av. Francisco Morato, 512, Butantã - São Paulo - SP CEP 05512-200 Tel. (11) 3215-0250

      3 - Hospital de Câncer de Barretos : Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600


      obs. caso queira me informar se consegui o tratamento ficarei feliz. Boa sorte

      abs. fraternos,

      Carla

      Excluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla