Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Diabetes: Entenda melhor: Libre x Enlite



''-Bia, você gosta de usar o libre?
- Não uso o libre, uso o Enlite
-Mas não é a mesma coisa??????''

Cenas como esta acontecem diariamente comigo depois do lançamento do Freestyle Libre, o sensor de glicose que evita as picadinhas nos dedos. Muita gente que nunca tinha ouvido falar de um sensor de glicose acha que o Libre foi algo completamente revolucionário e milagroso.
Não exatamente, povo!

Eu uso um sensor de glicose que existe HÁ ANOS. Porém, só usa quem tem Bomba de Insulina. É o sensor Enlite, que é maravilhoso e me ajudou muito a controlar a minha glicose.

Resolvi escrever este post pra poder explicar tim tim por tim tim sobre os dois. Vem ler:

Definição

Enlite: Sensor de glicose que mede a glicose do fluido intersticial a cada 5 minutos.

Libre: Sensor de glicose que mede a glicose do fluido intersticial a cada 1 minuto.
Duração

Enlite: 6 dias

Libre: 14 dias
Preço

Enlite: Cerca de R$2.000,00 por mês (1 caixa com 5 sensores), segundo o fabricante.

Libre: Cerca de R$500,00 por mês (2 sensores), segundo o fabricante.

Transmissão de dados

Enlite: Existe um transmissor chamado minilink que não é descartável e tem validade de até 1 ano. Ele é reutilizável a cada troca de sensor e sua bateria deve ser carregada sempre que for retirado do sensor. A transmissão dos dados do minilink para a bomba de insulina é de forma automática. E a bomba de insulina, por sua vez, que já está programada com valores limites de hiper e hipoglicemia, avisa ao usuário toda vez que receber um valor fora da meta e consegue também prever hipo ou hiperglicemias, diminuindo a frequência das mesmas no controle da glicose. Isso acontece por conta do sistema de monitoramento contínuo. A bomba de insulina não faz a correção automática ainda.

Libre: O sensor é descartável e os dados são transmitidos através de um leitor que pode ler o sensor a cada minuto. A transmissão não é automática, depende deste leitor. O usuário precisa passar o leitor perto do sensor para realizar a leitura, que é instantânea. O libre consegue também ler a tendência de glicose, fazendo com que o usuário preveja se terá hipo ou hiperglicemias, diminuindo a frequência das mesmas no controle da glicose.
Cola do adesivo

Enlite: Dentro da caixa do sensor vem uns adesivos transparentes que são indicados para usar como reforço do sensor de glicose, uma vez que o minilink é um pouco pesado e pode ter o risco de puxar o sensor pra fora
marca.

Libre: Costuma colar bem. Em pacientes com a pele muito oleosa, indica-se fitas adesivas para reforçar o adesivo. Você encontra dicas aqui.
Calibração

Enlite: Precisa ser calibrado com ponta do dedo pelo menos 3 vezes ao dia, segundo recomendação do fabricante.

Libre: O libre não precisa de calibração, embora seja indicado checar com a glicemia sanguínea no primeiro dia para saber se as leituras estão batendo. Caso os sintomas não batam com a leitura, é indicado checar na ponta do dedo para conferir se a leitura do sensor está correta.
Precisão

Enlite: Se bem calibrado e aplicado corretamente, a precisão é ótima.

Libre: Se aplicado corretamente, a precisão é ótima.
Diferenças na leitura

Ambos: Por ser utilizado o fluido intersticial como forma de medir a glicose no sangue, pode ser que em momentos de alteração bruscas no valor da glicose, a leitura não seja muito precisa. Isso se explica pelo fato do sangue receber as informações mais rápidas e o liquido intersticial um pouco mais lentamente. É por este motivo que muitas vezes as leituras podem não ser muito precisas. 

Entenda mais sobre diferenças entre glicose sanguínea e glicose do fluido intersticial aqui.
Gráfico

Enlite: O gráfico da Bomba de Insulina mostra a variação glicêmica nas últimas 3, 6, 12 e 24 horas (no modelo VEO) que são as linhas verticais e a meta de glicemia estipulada pelo médico junto com o paciente, que são as linhas horizontais.

Libre: O gráfico do Libre mostra a variação glicêmica nas últimas 8 horas que são as linhas verticais e a meta de glicemia estipulada pelo médico junto com o paciente, que são as linhas horizontais.
Momento Merchan: Adesivos para decorar o Libre e o Enlite

Você pode encontrar lindos adesivos como esses aqui embaixo para decorar o seu sensor na minha loja virtual! Corre pra ver todas as opções <3 font="" nbsp="">

Princesa Leia
Minnie
 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

 http://www.biabetica.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla