Powered By Blogger

terça-feira, 4 de outubro de 2016

CUIDADOS À PESSOA COM DOENÇA RENAL CRÓNICA TERMINAL EM HEMODIÁLISE


        
Este Guia sobre boas práticas clínicas na área de cuidados à pessoa com doença renal crónica terminal em hemodiálise
 
O «Guia Orientador de Boa Prática - Cuidados à pessoa com doença renal crónica terminal em hemodiálise» é fruto de um projeto da Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica (mandato 2012-2015) sendo, acima de tudo, um exemplo da qualidade que se pode atingir quando existe motivação, dedicação e vontade de implementar práticas colaborativas.
 
Na verdade, tudo começou com um desafio colocado pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação que, desde há muito, era voz de uma necessidade sentida por todos os enfermeiros que trabalham nesta área. Depois de um curto período de conversação, o projeto foi aprovado em sede da Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica e do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, tendo para tal sido criado um grupo de trabalho constituído por enfermeiros com largos anos de experiência nesta área, nas dimensões clínica, formação, investigação e gestão.
 
Este grupo de trabalho, liderado pelo Sr. Enfermeiro Jorge Manuel Cardoso Dias de Melo e que incluiu representantes da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Diaverum-Portugal e da Nephrocare-Portugal, está de parabéns e merece um reconhecido agradecimento. De forma generosa, acrescentaram trabalho ao seu trabalho, aceitaram discutir e, sobretudo, souberam construir um documento de consenso, de leitura fácil e de elevada utilidade para todos os que atuam nesta área. Este agradecimento é extensivo aos colegas que também generosamente colaboraram na revisão científica do documento.
 
É um documento que faz todo o sentido para a Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, como instrumento que contribui para otimizar a relação com os membros do Colégio, com vista a um maior envolvimento e proximidade e, sobretudo, com elevado potencial para promover o desenvolvimento da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à pessoa com doença renal crónica em hemodiálise.
 
Para o desenvolvimento deste guia foram realizadas várias reuniões presenciais, indispensáveis à discussão e procura de consenso. E foi realizado muito trabalho individual, de pesquisa, análise e síntese. (texto retirado da introdução do Guia Orientador de Boa Prática - Cuidados à pessoa com doença renal crónica terminal em hemodiálise.)


 Consulte aqui o seu novo e-book.

http://www.ordemenfermeiros.pt/publicacoes/Documents/GOBPHemodialise_VF_site.pdf


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.portaldadialise.com/articles/cuidados-a-pessoa-com-doenca-renal-cronica-terminal-em-hemodialise#.V-xH641VA8w.facebook
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla