Em um outro post sobre atitudes que tomei para baixar a hemoglobina glicada, eu comentei sobre o aplicativo que eu uso para fazer contagem de carboidratos. Nos comentários na fan page do blog pediram que eu explicasse como um uso o Gliconline, então aí vai!
Antes de mais nada acesse o site do Gliconline e faça o seu cadastro. No lado superior direito, tem um menu para que você insira todos os seus dados, ou seja, quais são suas metas glicêmicas (as minhas são entre 70 e 150), quais os valores de basal que você toma e o mais importante para o cálculo de bolus (assunto deste post) seus fatores de correção:
Na parte de bolus de correção você pode colocar que insulina toma e se sua caneta/seringa é de uma em uma unidade ou 0,5, por exemplo.
Na sequência você insere seu fator de correção (quanto uma unidade de insulina baixa a sua glicose), a relação carboidratos x insulina (quanto uma unidade corrige de carboidratos) e pode colocar ainda a relação referente a gordura. No meu caso, uma unidade de Humalog corrige 20 mg/dL de glicemia e 20g de carboidratos. Eu não uso correção para gordura. Você pode ainda inserir relações por horários, com várias opções de correção dependendo do horário do dia, o que é bom para quem tem mais de um fator de correção.
Agora vamos ao que realmente interessa. No aplicativo para celular esses dados são atualizados automaticamente. Vale informar que você só consegue fazer os ajustes dos dados na página e não no aplicativo, ok?
Passo a passo
Na página inicial do aplicativo, clique em Alimentação. |
Em alimentação vão aparecer as opções de refeições. No dia em que usei de exemplo eu estava indo almoçar, então cliquei em Almoço. |
Neste momento você tem a opção de incluir a glicemia antes da refeição (esse dia estava bem boa!). Na sequência, clique em Registrar. |
Aí é o momento de incluir os alimentos que você vai comer. Eu vou fazendo isso enquanto eu vou comendo, mas você pode inserir antes ou depois, depende do momento em que tem o costume de tomar o bolus de correção. A inserção é super simples, clique na linha escrita 'toque para selecionar os alimentos', vai aparecer o campo de busca acima. Aí é só digitar o nome do alimento. |
O aplicativo vai retornar uma lista de alimentos com a palavra digitada. Basta localizar o que está no seu prato. |
Escolha a opção de porção que fica mais fácil para você inserir a quantidade. |
Insira a quantidade. O app tem a opção de números inteiros, 1/4, 1/2 e 3/4. |
Sempre,e eu digo sempre mesmo, que eu sigo direitinho pelo app, lançando todas as glicemias e fazendo as correções certinhas, as glicemias ficam lindas. De verdade! Por isso que eu super indico. Tem coisas que o app e o site poderiam melhorar e tem os gráficos que eu ainda não mostrei. Mas prometo que farei outro post falando sobre isso, ok?
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.adiabeteseeu.com/2016/10/como-um-app-faz-contagem-de-carboidratos-diabetes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla