Powered By Blogger

terça-feira, 3 de julho de 2018

Acompanhamento clínico da Artrite Idiopática Juvenil

Por  -

Consultas: As consultas médicas são realizadas regularmente e o intervalo de tempo varia de acordo com o tipo da doença e a orientação médica. O objetivo é avaliar o grau de atividade da doença e de limitação dos movimentos do paciente, além de ver os exames e detectar precocemente possíveis efeitos colaterais das medicações. Mesmo que o paciente esteja se sentindo bem, é importante não faltar às consultas, pois pode haver infl amação que a família não perceba.
As medicações: O tratamento pode ser prolongado e é muito comum haver mudanças nas medicações ao longo do acompanhamento. Alguns precisam tomar duas ou mais medicações para tentar controlar a doença e outros precisam substituir a medicação por não ter resposta ao tratamento.
É importante não parar de tomar a medicação sem orientação médica e prestar muita atenção às doses receitadas.
Os exames laboratoriais: Exames de sangue e urina são realizados periodicamente para avaliar o grau de inflamação e os efeitos colaterais das medicações
Outros exames:
Ultrassonografia de quadril: avalia presença de inflamação dessa articulação.
Densitometria óssea (DMO): exame simples e indolor, para avaliação dos ossos (osteoporose). Como os pacientes podem ter ossos mais fracos, precisamos ter a medida objetiva da massa óssea para ver a necessidade de terapia com cálcio e vitamina D e, se necessário, outras medicações.
Avaliação oftalmológica: os pacientes precisam fazer avaliação oftalmológica periódica (o intervalo depende do tipo de doença e se está ou não ativa) para afastar inflamação na úvea (uveíte). A uveíte é mais comum no início da doença, porém, pode aparecer em qualquer momento e o paciente, na maioria das vezes, não apresenta sintomas, como olho vermelho ou diminuição da visão.
Avaliação odontológica: os pacientes podem ter comprometimento da articulação da mandíbula e consequentemente apresentar dor local e deformidade, ou desvio de mandíbula. Nesses casos, é necessário o acompanhamento com o dentista para orientações e possível uso de aparelho dentário.
Cartilha ACREDITEFonte:
Acredite – ONG Amigos da Criança com Reumatismo
Disponível em
Acredite tem a Missão de “Melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com doenças reumáticas, viabilizando e facilitando o seu tratamento.” Atuam no estado de SP e recebem crianças de todo o Brasil, através do ambulatório de reumatologia pediátrica, é uma entidade sem fins lucrativos e contam com apoio de doações, que podem serem realizadas através do link: www.acredite.org.br
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.grupar-rp.org.br/acompanhamento-clinico-da-artrite-idiopatica-juvenil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla