Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2016

DIABETES E ATEROSCLEROSE

diabetes e doencas cardiacasO Diabetes Mellitus afeta mais de 100 milhões de pessoas no mundo todo. Esta doença interfere na metabolização de carboidratos no organismo, sendo que o indivíduo não pode usar a glicose que é absorvida através dos alimentos e transformá-la em energia dentro das células. A glicose que permanece na corrente sanguínea pode causar diversos tipos de problemas no delicado equilíbrio do corpo.
O diabetes pode afetar todos os sistemas do organismo. No entanto, muitos especialistas acreditam que o sistema cardiovascular é o mais afetado. As estatísticas mostram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade em pessoas com diabetes. A razão pela qual isto acontece, é devido a problemas circulatórios que predispõem as pessoas à aterosclerose. Continue lendo para descobrir como a aterosclerose e o diabetes estão relacionados.
A aterosclerose é o espessamento, endurecimento e perda de elasticidade das paredes da artéria, devido ao acúmulo do colesterol, células brancas do sangue e cálcio. As artérias são parte do sistema circulatório; elas carregam sangue oxigenado do coração para o resto do corpo. Para fazê-lo, as artérias são formadas por um músculo liso, o qual se contratai para facilitar a circulação do sangue.
A aterosclerose é uma doença silenciosa que pode agir por muitas décadas antes de produzir quaisquer sintomas. Existem dois tipos de casos com aterosclerose, no primeiro, o colesterol e os triglicerídeos começam a se acumular entre as paredes da artéria. Isso faz com que o organismo envie células brancas, porque ele vê o acumulo como uma ameaça que precisa ser isolada. À medida que o colesterol e os triglicerídeos acumulam-se (isso pode levar anos) podem ocorrer hemorragias (sangramento), e então, como uma resposta de cicatrização, há uma resposta do colágeno juntamente com algum cálcio, a fim de selar a ferida. Isto causa o endurecimento das artérias. Neste caso, a placa fica presa na parede da artéria reduzindo o seu diâmetro, de modo que o sangue não pode fluir adequadamente.
No segundo caso, nós começamos com o mesmo processo, mas ao invés da placa permanecer na parede, esta se desprende da artéria e forma um coágulo que continuará a mover-se no sistema circulatório. O perigo desse deslocamento do coágulo (trombos) é que pode bloquear o fluxo do sangue causando um derrame (AVC), ataque cardíaco ou uma embolia pulmonar. A falta de fluxo de sangue a um membro também pode levar à amputação.
Pesquisadores acreditam que as pessoas com diabetes estão mais propensas à aterosclerose porque estão predispostas à inflamação. Células brancas do sangue (leucócitos) induzem à inflamação para que o nosso corpo possa lutar contra uma doença. No entanto, quando o mesmo processo ocorre nas artérias, complicações cardiovasculares estão mais propensas a ocorrer.
Neste texto, nós discutimos como o diabetes pode aumentar o risco de aterosclerose. Mas agora nós devemos nos perguntar, o que podemos fazer para evitar estas complicações? As pesquisas mostram que melhorar o controle da glicose nem sempre evita a progressão da aterosclerose, de modo que o mais adequado para prevenir complicações é evitar o aparecimento de lesões arteriais. Para isso, nós devemos manter os níveis de colesterol aceitáveis, tentar reduzir o LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e aumentar o HDL (colesterol bom).
Consumir excesso de gordura animal em nossa dieta contribui para aumentar o colesterol, mas o exercício ajuda o nosso corpo a nos livrar do mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL). Mantenha também seus exames em dia e visitas regulares ao seu médico. A aterosclerose é o tipo de doença que deve ser vigiada com prioridade, especialmente quando temos um fator de alto risco como o diabetes. Você está em maior risco de sofrer aterosclerose? Conte-nos a sua história!

obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://blogbr.diabetv.com/diabetes-e-aterosclerose/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla