quinta-feira, 12 de maio de 2016

DIABETES E NUTRIÇÃO: COMPREENDENDO AS GORDURAS

diabetes e o consumo de gordurasPosted by 

As gorduras são essenciais para garantir a saúde pessoal, mas a obsessão de nossa sociedade em eliminá-las completamente das comidas faz com que muitas pessoas pensem de outra forma. Na verdade, nem todas as variações deste nutriente são prejudiciais para o corpo, e muitas delas são de extrema importância para o nosso bem-estar. Neste post vamos falar sobre os três tipos de gorduras: saturadas, insaturadas e trans a fim de explicar as diferenças nutricionais entre cada uma.
gordura saturada é encontrada principalmente em fontes alimentares animais, como a carne vermelha e produtos lácteos. É conhecida por elevar os níveis de colesterol ruim LDL no corpo, que quando elevado tem sido associado ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e às doenças cardiovasculares. Sendo assim, é necessário limitar a quantidade de alimentos que ingerimos que contenham este tipo de gordura. Normalmente é recomendado que as gorduras saturadas constituam 10 % das calorias diárias de uma pessoa, cerca de 22 gramas, tendo-se como referência uma dieta padrão de 2.000 calorias diárias.
gordura trans, também conhecida como gordura hidrogenada, é tipicamente formada quando o óleo vegetal se endurece durante o processo de hidrogenação. É frequentemente usada como conservante de alimentos e, em alguns restaurantes nos preparos na cozinha. Gordura hidrogenada é extremamente prejudicial para a saúde, não só porque aumenta os níveis de LDL do colesterol, mas também reduz o colesterol HDL, o colesterol benéfico que previne doenças cardíacas. Não há espaço para esta gordura em uma dieta saudável, e como tal, deve ser evitada sempre que possível. A única maneira de garantir que você não está consumindo muita gordura trans é verificar o conteúdo nutricional dos alimentos em seus rótulos.
Finalmente, o tipo de gordura que queremos em nossas dietas é a gordura insaturada. Geralmente é encontrada em óleos vegetais, enquanto líquidos à temperatura ambiente, mas também está presente em fontes alimentares animais, como os peixes. Existem basicamente três tipos de gorduras insaturadas altamente benéficas: monoinsaturadas, poli-insaturadas e ômega-3. Todos estes tipos contêm propriedades que reduzem o colesterol LDL, ajudando no funcionamento do coração de muitas outras maneiras. Gorduras mono e poli-insaturadas tendem a ser encontradas em produtos vegetais, tais como azeite de oliva, óleo de amendoim e óleo de milho. Os ácidos graxos ômega 3, por outro lado, são derivados principalmente dos peixes, uma vez o corpo não consegue utilizar de forma eficiente o ômega proveniente de fontes de base vegetal que os contêm. 
Não há nenhuma recomendação alimentar a respeito do quanto dessas gorduras devemos incluir em nossa dieta. Em vez disso, devemos simplesmente tentar permanecer dentro dos limites nutricionais básicos. Em geral, deve-se ter uma ingestão total de gorduras em torno de 20 a 30 por cento de suas calorias diárias. Usando a dieta recomendada de 2000 calorias como base, isso corresponde a aproximadamente 44-78 gramas de gorduras por dia.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://diabetvbr.wpengine.com/nutricao-para-todos-compreendendo-as-gorduras/

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