Powered By Blogger

terça-feira, 3 de maio de 2016

O QUE É A RESISTÊNCIA À INSULINA?

por que ocorre resistencia a insulina


A resistência à insulina é uma condição perigosa, que muitas vezes leva ao desenvolvimento do pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Esta condição ocorre quando o organismo deixa de usar eficientemente a insulina produzida pelo pâncreas, produzindo ainda mais este hormônio e fazendo com que as células não absorvam adequadamente a insulina. Indivíduos podem ser resistentes à insulina durante anos sem perceber que sofrem desta condição perigosa, e quando descobrem já são pré-diabéticos ou desenvolveram diabetes tipo 2. Felizmente, através de dieta adequada e nutrição, a resistência à insulina pode ser prevenida, aliviada e até mesmo revertida.
Esta resistência pode ocorrer por uma série de razões, mas a causa mais comum é o ganho de peso. O tecido adiposo libera hormônios, promovendo a inflamação e comprometendo a capacidade do nosso organismo para processar este importante hormônio. Levar uma vida sedentária pode ser um fator desencadeador para a resistência à insulina, pois os músculos usam ainda mais glicose do que qualquer outro tecido do corpo. Quando os músculos esgotam suas reservas de glicose, extraem mais da corrente sanguínea mantendo os níveis de açúcar de um indivíduo em equilíbrio. Além dos hábitos de saúde, uma série de fatores como etnia e idade podem aumentar o risco para o desenvolvimento da resistência à insulina.
Como mencionamos anteriormente, você pode reduzir suas chances de desenvolver essa condição comendo bem e praticando exercícios regularmente. Mantenha distância de alimentos com alto teor calórico, que oferecem pouco ou quase nenhum valor nutricional. Tente equilibrar sua alimentação, mantendo hábitos saudáveis e o consumo de frutas, legumes, nozes, castanhas, sementes, peixes, frango e carnes magras. Com relação à atividade física, procure praticar pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos, três dias por semana.
Nós recomendamos também que você consulte o seu médico ou especialista caso tenha qualquer dúvida a respeito da resistência à insulina. Estes profissionais são capazes de avaliar periodicamente a sua saúde e fornecer recomendações sobre como lidar com esta condição.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://blogbr.diabetv.com/o-que-e-resistencia-insulina/
Posted by 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla