Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de maio de 2016

POR QUE A HIPERGLICEMIA DÁ SEDE (POLIDIPSIA)?

sede com hiperglicemia


Todos nós conhecemos os problemas que o diabetes provoca, entre eles: doenças vasculares, distúrbios neurológicos, riscos cardíacos ou oculares, entre outros, bem como os sintomas apresentados quando temos diabetes. Mas você já se perguntou por que esses sintomas ocorrem? Neste artigo vou explicar por que a hiperglicemia dá sede e com isso, precisamos beber mais água.
A polidipsia é a excessiva sensação de sede, implicando na necessidade de consumir líquidos com frequência e em abundância. Este é um mecanismo fisiológico ativado para evitar a desidratação, um dos primeiros sintomas do diabetes e que está associado à sensação de boca seca.
As causas de polidipsia são muito diferentes. Entre elas esta: vômitos, diarréia, sudorese excessiva, hemorragia ou até mesmo efeitos de alguns medicamentos. No entanto, no caso de pacientes diabéticos, a polidipsia ocorre devido à hiperglicemia e é uma consequência da poliúria (aumento da frequência urinária).
A poliúria ocorre devido ao aumento da diluição da urina para reduzir a concentração elevada de glicose presente na mesma. Portanto, ao absorver mais líquidos através dos rins, ocorre um aumento na frequência e volume da urina, resultando na perda de fluídos e consequentemente na desidratação da pessoa. Para evitar a desidratação, o corpo envia sinais ao cérebro, produzindo um aumento na sede e desta maneira, gerando a polidipsia.
A quantidade de líquidos que o indivíduo ingere está relacionada com a perda de água através da urina e aos níveis de glicose. Em casos mais graves, estes sintomas podem ocorrer simultaneamente, enquanto que em casos leves podem passar despercebidos pelos pacientes.
Todos nós experimentamos a sensação de estar com sede, no entanto, é importante diferenciar a presença de polidipsia. A persistência da sede, não importando a quantidade de água ingerida e a presença de mais de 3 litros de urina por dia indicam a presença de polidipsia. Se você esta apresentando este sintoma, consulte o seu médico para avaliar seu tratamento.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://blogbr.diabetv.com/por-que-a-hiperglicemia-da-sede/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla