Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Quem diria sobrepeso reduz risco de vida de mortalidade em pessoas com diabetes tipo 2

Afinal de contas, qual é o efeito do excesso de peso sobre o risco de mortalidade em pessoas com diabetes tipo 2?

  • Fonte: diabetes.org.br (Sociedade Brasileira de Diabetes)
  • Por: Dr. Augusto Pimazoni Netto
No conceito tradicional, e universalmente aceito, o excesso de peso seria uma condi
Quem diria sobrepeso reduz risco de vida de mortalidade em pessoas com diabetes tipo 2
ção que levaria a um aumento do risco de morte. Mas as coisas não parecem ser bem assim. Quando falamos em excesso de peso, temos que considerar duas condições clínicas distintas: o sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9 kg/m2) e a obesidade franca (IMC > 30 kg/m2).

Um estudo recentemente publicado no Annals of Internal Medicine investigou a correlação entre o índice de massa corpórea (IMC) e o prognóstico clínico de pacientes com DM2, que não apresentavam doença cardiovascular conhecida no início do estudo. Informações sobre mortalidade por todas as causas e sobre a ocorrência de morbidade cardiovascular (síndrome coronariana aguda, AVC e insuficiência cardíaca).
Foram incluídos 10.568 pacientes, os quais foram acompanhados por um prazo de 10,6 anos. A idade mediana foi de 63 anos e 54% dos pacientes eram do sexo masculino. Os resultados desse estudo foram até certo ponto surpreendentes, em função dos seguintes achados: tanto os pacientes com sobrepeso como aqueles com franca obesidade apresentaram uma taxa mais alta de eventos cardíacos, tais como síndrome coronariana aguda e insuficiência cardíaca em comparação aos pacientes que apresentavam peso normal (IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2). Entretanto, apesar do grupo com sobrepeso apresentar aumento na taxa de eventos cardiovasculares, esse grupo apresentou um risco de mortalidade similar àquele apresentado por pessoas de peso normal.
Em outras palavras, os resultados desse estudo caracterizaram a condição conhecida como “o paradoxo da obesidade”, uma vez que, apesar dos pacientes com sobrepeso apresentarem risco mais alto de eventos cardiovasculares, paradoxalmente, esse risco de maior morbidade não teve como consequência um aumento de risco de mortalidade. Em resumo, os autores concluíram que os pacientes com DM2 que apresentavam sobrepeso ou obesidade, também apresentaram maior probabilidade de hospitalização por doenças cardiovasculares, enquanto que o grupo com sobrepeso apresentou uma redução inesperada do risco de morte.
Dr. Augusto Pimazoni Netto
Informações do Autor
Dr. Augusto Pimazoni Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

O site Diabete.Com.Br avisa: As informações contidas neste site não se destinam ou implica a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo, incluindo texto, gráficos, imagens e informações, contidos ou disponíveis através deste site são apenas para fins informativos gerais. As opiniões expressas aqui são as opiniões de escritores, colaboradores e comentaristas, e não são necessariamente aqueles de Diabete. Com.Br. Nunca desconsidere o conselho médico profissional ou demorem a procurar tratamento médico por causa de algo que tenha lido ou acessado através deste site.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://diabete.com.br/quem-diria-sobrepeso-reduz-risco-de-vida-de-mortalidade-em-pessoas-com-diabetes-tipo-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla