Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de maio de 2016

POLIÚRIA E DIABETES

diabetes e vontade de urinar


O diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza principalmente por alterações relacionadas à insulina, o que gera níveis elevados de glicose no sangue. Os sintomas do diabetes são:
  • Sede incomum
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Necessidade constante de urinar (Poliúria)
  • Visão embaçada
  • Infecções frequentes, entre outros.
Mesmo conhecendo os sintomas, muitos não sabem por que ocorrem, mas eu vou explicar. Neste artigo vamos começar com a poliúria, ou seja, o aumento na produção e frequencia de excreção de urina.
Quando a glicemia no sangue está elevada (hiperglicemia), o corpo procura uma forma de eliminar este excesso de glicose e assim reduzir o nível de açúcar no sangue. O principal mecanismo que o nosso corpo usa para eliminar este açúcar é através da urina. Para entender por que a poliúria ocorre, é preciso entender como funcionam os nossos rins.
A unidade funcional do rim responsável pela produção de urina chama-se Nefrónio, formado por duas partes: a primeira é a cápsula de Bowman, cuja função é realizar a filtração do sangue, onde a água é filtrada em conjunto com outras substâncias pequenas como a glicose, aminoácidos e outros elementos que formam a urina. A segunda parte são os túbulos renais, responsáveis ​​pela reabsorção daquelas partículas úteis para o organismo, tais como glicose e aminoácidos. O resto formará a urina. O normal é que não exista glicose na urina.
Quando há hiperglicemia, o rim filtra a glicose e logo ao atravessar os túbulos renais, a alta concentração de açúcar irá exceder a capacidade de reabsorção das células e este excesso será excretado através da urina. Isto é conhecido como glicosúria.
A presença de glicose na urina irá produzir um efeito diurético ocasionando um aumento na quantidade de líquido a ser removido de forma que possam diluir a concentração de urina. Deste modo, irá produzir o que é conhecido comopoliúria, ou seja, o nosso corpo irá eliminar grandes quantidades de água através da urina, três ou mais litros de água diariamente e como está diluída, a maioria estará incolor.
Esse sintoma pode ocorrer também durante a noite, aumentando a frequência para urinar. Neste caso é conhecido como noctúria.
Poliúria é um sintoma que deve ser levado em consideração não só para o diagnóstico do diabetes, mas também como um sinal de aviso para os diabéticos, uma vez que ajuda a determinar a presença de hiperglicemia. Portanto, se você é diabético e está apresentando esse sintoma, verifique os níveis de açúcar no sangue e mantenha um registro de quantas vezes você esta indo ao banheiro, assim como a quantidade de água que esta ingerindo para apresentar ao seu médico em sua próxima consulta.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://blogbr.diabetv.com/poliuria-e-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla