Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




quarta-feira, 4 de maio de 2016

POLIÚRIA E DIABETES

diabetes e vontade de urinar


O diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza principalmente por alterações relacionadas à insulina, o que gera níveis elevados de glicose no sangue. Os sintomas do diabetes são:
  • Sede incomum
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Necessidade constante de urinar (Poliúria)
  • Visão embaçada
  • Infecções frequentes, entre outros.
Mesmo conhecendo os sintomas, muitos não sabem por que ocorrem, mas eu vou explicar. Neste artigo vamos começar com a poliúria, ou seja, o aumento na produção e frequencia de excreção de urina.
Quando a glicemia no sangue está elevada (hiperglicemia), o corpo procura uma forma de eliminar este excesso de glicose e assim reduzir o nível de açúcar no sangue. O principal mecanismo que o nosso corpo usa para eliminar este açúcar é através da urina. Para entender por que a poliúria ocorre, é preciso entender como funcionam os nossos rins.
A unidade funcional do rim responsável pela produção de urina chama-se Nefrónio, formado por duas partes: a primeira é a cápsula de Bowman, cuja função é realizar a filtração do sangue, onde a água é filtrada em conjunto com outras substâncias pequenas como a glicose, aminoácidos e outros elementos que formam a urina. A segunda parte são os túbulos renais, responsáveis ​​pela reabsorção daquelas partículas úteis para o organismo, tais como glicose e aminoácidos. O resto formará a urina. O normal é que não exista glicose na urina.
Quando há hiperglicemia, o rim filtra a glicose e logo ao atravessar os túbulos renais, a alta concentração de açúcar irá exceder a capacidade de reabsorção das células e este excesso será excretado através da urina. Isto é conhecido como glicosúria.
A presença de glicose na urina irá produzir um efeito diurético ocasionando um aumento na quantidade de líquido a ser removido de forma que possam diluir a concentração de urina. Deste modo, irá produzir o que é conhecido comopoliúria, ou seja, o nosso corpo irá eliminar grandes quantidades de água através da urina, três ou mais litros de água diariamente e como está diluída, a maioria estará incolor.
Esse sintoma pode ocorrer também durante a noite, aumentando a frequência para urinar. Neste caso é conhecido como noctúria.
Poliúria é um sintoma que deve ser levado em consideração não só para o diagnóstico do diabetes, mas também como um sinal de aviso para os diabéticos, uma vez que ajuda a determinar a presença de hiperglicemia. Portanto, se você é diabético e está apresentando esse sintoma, verifique os níveis de açúcar no sangue e mantenha um registro de quantas vezes você esta indo ao banheiro, assim como a quantidade de água que esta ingerindo para apresentar ao seu médico em sua próxima consulta.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://blogbr.diabetv.com/poliuria-e-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla