Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




quinta-feira, 12 de maio de 2016

DIABETES E A IMPORTÂNCIA DO FÍGADO

as funcoes do figado e o diabetesO fígado é um dos órgãos mais fascinantes dentro do corpo humano. Este possui várias funções e suporta praticamente todos os outros órgãos do corpo. Suas funções incluem a participação na digestão, remoção de resíduos, desintoxicação, regulação da glicose e produção de hormônios. No post de hoje, iremos dar uma olhada mais de perto em como o fígado participa no controle da glicose no nosso organismo.

Há uma série de funções importantes do fígado que estão associadas ao controle da glicemia. A primeira, seria a formação de glicogênio, que é um composto que serve de reservatório de glicose no fígado e nos músculos, principalmente. Logo que comemos algo, antes mesmo que a digestão esteja completa, o fígado se encarrega de elevar a glicose na corrente sanguínea para informar ao pâncreas que deve liberar insulina. Esta é uma das principais razões pela qual os diabéticos devem aplicar suas injeções de insulina antes de comer, já que a glicose começará a circular pela corrente sanguínea antes do alimento ser digerido. Uma vez que a carga de glicose é absorvida no intestino, o fígado a transforma em glicogênio e a armazena até que o organismo necessite novamente.
O fígado realiza também a gliconeogênese, que é a quebra do glicogênio que ocorre quando os níveis de glicose no sangue diminuem. Por exemplo, durante a noite ou entre as refeições, quando o fluxo de glicose do intestino é limitado, o fígado se encarrega de liberar a glicose armazenada em forma de glicogênio e desta forma corrige a flutuação dos níveis de glicose no sangue. Quando este mecanismo não funciona corretamente nas pessoas comdiabetes, podem ocorrer o Fenômeno do Amanhecer ou o Efeito Somogyi, que ocorrem quando o fígado libera glicose demais e não há insulina suficiente para compensar. As pessoas com diabetes tipo 2, controlam a produção de glicose pelo fígado através da administração do medicamento metformina, que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
Indivíduos com diabetes devem tomar cuidado com o fígado para evitar complicações. No caso do diabetes tipo 2, é muito comum ter quantidades excessivas de glicogênio armazenado no fígado, podendo levar ao acúmulo de gordura e causar inflamação do órgão, levando a uma condição conhecida como doença hepática gordurosa não-alcoólica. 

Este acúmulo de gordura no fígado pode provocar cicatrizes no órgão, diminuindo sua funcionalidade. Quando o fígado começa a falhar, o mesmo acontece com uma série de outros órgãos, por isso é crucial manter o seu fígado saudável. Nós da Diabetv recomendamos as seguintes medidas para reduzir as suas chances de desenvolver uma condição de fígado gorduroso:
  • Mantenha um peso adequado, a obesidade pode contribuir para o aumento da gordura no fígado;
  • Mantenha seus níveis de LDL e triglicérides dentro do recomendado;
  • Mantenha os seus níveis de açúcar no sangue sob controle;
  • Tenha cautela na ingestão de álcool e mantenha o mínimo consumo possível. O excesso de álcool pode aumentar a gordura hepática, causando o que chamamos de doença hepática alcoólica. Este é um dos motivos pelo qual álcool e diabetes não combinam.
O fígado é um dos órgãos mais importantes em seu corpo, uma vez que auxilia quase todos os outros do seu organismo. Procure controlar adequadamente o diabetes e tenha um estilo de vida saudável e ativo, pois assim você será capaz de evitar complicações associadas com o funcionamento do seu fígado.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://diabetvbr.wpengine.com/diabetes-e-importancia-figado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla