Powered By Blogger

terça-feira, 3 de julho de 2018

Diabetes:Dicas de como lidar com gripes, resfriados e alergias no inverno

gripeÉ muito comum que as pessoas tenham mais facilidade em contrair resfriados e gripes nessa época do ano. Há outras que reclamam mais de congestão nasal, devido a um resfriado ou a até mesmo devido a alergias.
Dr. Eduardo Finger, clínico geral e coordenador do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do SalomãoZoppi Diagnósticos, relata como é o processo alérgico, “no inverno, muitas vezes, a congestão ocorre por causas irritativas (ar seco, por exemplo). Pessoas portadoras de rinite vasomotora podem ter os sintomas piorados, além do fato de que nem tudo o que entope o nariz é alergia. Muitas vezes a causa é infecciosa como no caso dos resfriados e gripes. No verão que é mais úmido, as pessoas, que se ressentem, são devido ao mofo e aos ácaros. Elas podem ter os sintomas exacerbados por conta de um aumento na exposição ao alérgeno. Na primavera, as pessoas com sensibilidade ao pólen se ressentirão mais”.
Para melhor entender, o processo alérgico, Dr. Finger explica “o sistema imune reconhece elementos ambientais comuns como o pólen ou proteínas de ácaros como ameaças e se arma para impedir sua penetração, criando condições de fluxo exógeno, ou seja, ele entope as vias de acesso destes alérgenos com secreções, prende-os nelas e os expulsa através da eliminação das mesmas”.
Se houver infecção, para prevenir, Dr. Eduardo fala das dicas. “A gripe pode ser prevenida com a vacina específica que depende do índice de acerto com as cepas prevalentes naquele ano, podendo ser muito eficaz ou completamente inútil, se houver outros vírus. Em relação a ambos, a melhor maneira de se proteger é lavar as mãos com frequência, tomar medidas para limitar a difusão do vírus após um espirro, cobrir a boca e evitar aglomerações em locais fechados”.
“O tratamento sempre depende da causa, podendo ser alérgica, infecciosa, vasomotora, medicamentosa, etc. É importante ter um diagnóstico e tratar a causa. Independente disto, sempre ajuda ter uma boa higiene nasal com soro fisiológico e não utilizar vasoconstritores nasais de forma crônica senão você pode estar apenas trocando uma rinite vasomotora por outra medicamentosa”, explica Dr. Finger.
A pessoa com diabetes precisa ter alguns cuidados especiais. “De uma forma geral, podemos dizer que a pessoa com diabetes crônica de longa data, e mais significativamente ainda, a mal controlada, tem uma maior predisposição a infecções, maior dificuldade em, uma vez instaladas, controlá-las e maior propensão a complicações. A resposta exata do por que disto é desconhecida, mas a hiperglicemia acentuada crônica pode modificar o funcionamento do sistema imune, dificultando a coordenação da resposta e o diabetes em si, acelera o processo de aterosclerose, o que dificulta o acesso de sangue de células do sistema imune e nutrientes a algumas partes do corpo, principalmente aquelas em segmentos distais como os membros, dando uma vantagem ao agente invasor”.
“Por isso, o que é mais recomendável é que pessoas com diabetes tenham mais cuidado com remédios a base de cortisona, pois esta induz hiperglicemia. Dessa maneira, os médicos podem ter outras formas de tratar alergias que não envolvem essa substância. A cortisona oral então é utilizada apenas em último caso. Nos casos mais graves, é costumeiro acompanhar a glicemia de forma mais intensiva e controlá-la com mais insulina”, finaliza Dr. Eduardo.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://debemcomavida.accuchek.com.br/dicas-de-como-lidar-com-gripes-resfriados-e-alergias-no-inverno/

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla