Powered By Blogger

terça-feira, 17 de julho de 2018

Câncer de Cabeça e Pescoço: Prevenção do - Fatores de Risco para

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 05/06/2014 - Data de atualização: 16/07/2017




Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com algum tipo de tumor de cabeça e pescoço tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver um câncer de cabeça e pescoço: 


  • Paan. Os imigrantes do Sudeste Asiático que mastigam paan (folha de bétel e areca) devem estar cientes de que este hábito tem sido fortemente associado a um risco aumentado de câncer oral.

  • Alimentos Salgados e Conservas. O consumo de determinados alimentos em conservas ou salgados durante a infância é um fator de risco para câncer de nasofaringe.

  • Higiene Bucal. A má higiene bucal e ausência de dentes podem ser fatores de risco para o câncer de boca. O uso de antisséptico bucal com alto teor de álcool é um fator de risco para a doença. 

  • Exposição Ocupacional. A exposição ao pó de madeira é um fator de risco para o câncer de nasofaringe. A exposição ao amianto e às fibras sintéticas tem sido associada com o câncer de laringe, mas o aumento do risco ainda é controverso. Pessoas que trabalham em determinados postos de trabalho na construção, metal, têxtil, cerâmica, extração de madeira e nas indústrias de alimentos podem ter um risco aumentado de câncer de laringe. A exposição industrial à madeira ou níquel tem um risco aumentado de câncer nos seios paranasais e cavidade nasal.

  • Exposição às Radiações. A irradiação da região da cabeça e pescoço, para tratamento de tumores (ou não) é um fator de risco para o câncer de glândulas salivares.

  • Infecção por Vírus. A infecção com o vírus de Epstein-Barr é um fator de risco para câncer de nasofaringe e câncer de glândulas salivares.

  • Nacionalidade. Ascendência asiática, principalmente chinesa, é um fator de risco para o câncer de nasofaringe.


Fonte: National Cancer Institute (29/03/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-o-cancer-de-cabeca-e-pescoco/5430/1133/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla