Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Teste a sangue ou urina permite detetar lesões renais em 45 minutos

http://cdn.bancodasaude.com/press/Fonte de imagem: Healthline

Investigadores da Universidade de Aarhus, Dinamarca, descobriram uma técnica que permite diagnosticar lesões nos rins de forma "rápida e exata" e acreditam que, ainda que esteja apenas a ser testada em ratos, é transponível para humanos.
O estudo foi hoje publicado na revista Scientific Reports e anunciado em comunicado pela universidade.
De acordo com a investigação serão necessários apenas 45 minutos para chegar a um diagnóstico, usando amostras de sangue ou urina para testar a presença de uma enzima chamada 'fumarase'.
A fase seguinte é examinar o rim, usando um scanner para indicar em que parte do tecido se encontra a lesão, de acordo com um dos investigadores, Per Mose Nielsen.
"A enzima 'fumarase' é libertada das células danificadas por fatores externos. Descobrimos que quanto maior a lesão renal, maior o nível da enzima detetado. Isso significa que podemos de forma rápida e exata identificar o rim lesionado. É possível detetar a lesão após 30 minutos [da sua formação] e até cerca de uma semana depois", disse Per Mose Nielson.
Até ao momento, a técnica foi apenas testada em ratos com lesões renais agudas, mas os investigadores esperam que o método seja transponível para humanos muito em breve.
"Estamos a fazer testes em sangue e urina humanos, mas ainda não começámos a fazer exames em scanner aos pacientes. De momento, estamos a analisar amostras de sangue de pacientes em diálise com níveis diferentes de lesões renais. Se isto funcionar, podemos, em princípio, avançar em breve diretamente para a prática médica com as medições de 'fumarase'", explicou o investigador.

Autor

Lusa

http://www.lusa.pt/default.aspx?page=home
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.bancodasaude.com/noticias/teste-a-sangue-ou-urina-permite-detetar-lesoes-renais-em-45-minutos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla