Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de março de 2014

Câncer de Sítio Primário Desconhecido


O câncer pode disseminar-se a partir do local onde se inicia para outras partes do corpo. Os tumores têm sempre o nome do órgão ou local de origem, independentemente para que local do corpo que se espalhou. Por exemplo, um tumor de pulmão que se espalha para o fígado é classificado como câncer de pulmão, e não como câncer de fígado.

Às vezes não está claro o local onde determinado câncer se originou. Quando o tumor é detectado como uma ou mais metástases, mas o local primário não pode ser determinado, ele é denominado câncer de sítio primário desconhecido. Isto ocorre em uma pequena fração de cânceres.

Eventualmente alguns exames podem localizar o local do tumor primário. Quando isso acontece, eles não são mais considerados primários desconhecidos e são renomeados e tratados de acordo com o tipo de câncer de origem. 

Por exemplo, uma pessoa tem um gânglio linfático aumentado no pescoço, quando ele é retirado e analisado, não se assemelha aos cânceres que normalmente começam nos gânglios linfáticos. Ele deveria ser considerado um câncer de sítio primário desconhecido. Entretanto, a análise sugere que esse tumor se iniciou na boca, garganta ou laringe. Quando esta área é examinada, encontra-se um pequeno câncer de laringe. A partir daí, que deixa de ser primário desconhecido e o paciente vai receber o tratamento para câncer de laringe.

Em muitos casos, a origem do tumor não é determinada. Mesmo com uma pesquisa completa não é possível identificar o local de início. Muitas vezes quando os médicos fazem autópsias em pacientes que morreram de câncer com sítio primário desconhecido, não encontram o local onde a doença começou.

Quando um tumor é encontrado, é natural querer saber a origem. Mas a principal razão para saber o local do tumor primário é para orientar o tratamento. Isto é especialmente importante para determinados tipos de câncer que respondem bem à quimioterapia ou medicamentos hormonais específicos.

No entanto, mesmo se o local primário não é conhecido, ainda assim, o tratamento pode ser benéfico.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico.
Postarei mais informação.
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/3986/148/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla