Powered By Blogger

sábado, 22 de março de 2014

Tratamento Quimioterápico do Câncer de Sítio Primário Desconhecido


A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas senão também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.

A quimioterapia pode ser realizada em diferentes situações para o câncer de sítio primário desconhecido. Se o seu médico recomendar a quimioterapia, é importante que você entenda quais são os objetivos do seu tratamento.

A quimioterapia pode ser o principal tratamento para o câncer avançado não susceptível de ser tratado por terapias locais, como cirurgia ou radioterapia. Em alguns casos, como com os cânceres de células germinativas ou certos tipos de linfomas, pode ser muito eficaz para ajudar a reduzir o tumor. Em outros casos, a quimioterapia pode ser usada para tentar aliviar os sintomas causados pela doença.

Para os tumores que parecem ter sido completamente removidos com terapias locais, como cirurgia ou radioterapia, a quimioterapia pode ser realizada para tentar destruir as células cancerígenas remanescentes no corpo.

Os medicamentos quimioterápicos são frequentemente administrados em combinações de duas ou mais drogas para tentar aumentar a eficácia do tratamento:


  • Adenocarcinomas e cânceres pouco diferenciados - Quando o sítio primário não é evidente, recomenda-se uma combinação que inclui: uma platina (cisplatina ou carboplatina) e um taxano (paclitaxel ou docetaxel). Outras medicamentos, como a gemcitabina e o etoposido, podem também ser utilizados.
  • Câncer de células escamosas - Os medicamentos mais comumente usados são a cisplatina, 5-fluorouracil e um taxano.
  • Carcinomas neuroendócrinos pouco diferenciados - O tratamento geralmente inclui uma platina (cisplatina ou carboplatina) e etoposídeo.
  • Câncer neuroendócrino bem diferenciado - Não é, na maioria das vezes, a causa do câncer de sítio primário desconhecido, mas pode apresentar-se com metástase hepática e um primário desconhecido. Estes pacientes são tratados como pacientes com tumor carcinoide bem diferenciado.


Possíveis Efeitos Colaterais

Os medicamentos quimioterápicos atacam as células que se dividem rapidamente, razão pela qual agem sobre as células cancerígenas. Mas outras células no corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca e dos intestinos e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente, e são susceptíveis de serem afetadas pela quimioterapia, o que pode conduzir a efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns incluem:


  • Perda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Diminuição das células sanguíneas.
  • Infecções.
  • Hemorragias e hematomas.
  • Fadiga.


Muitas vezes pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar os efeitos colaterais. No entanto, estes efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-quimioterapico-do-cancer-de-sitio-primario-desconhecido/5052/680/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla