Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de março de 2014

Trombocitopenia Imune Primária - PTI - 1

O que é PTI


A forma mais comum de plaquetopenia isolada é a púrpura trombocitopênica imunológica (PTI). Ela também é conhecida como trombocitopenia imunológica ou  púrpura trombocitopênica idiopática.
A PTI é uma doença hemorrágica caracterizada por um defeito quantitativo das plaquetas (trombócitos) no sangue; com contagem de plaquetas abaixo de 100.000/µL. Outros componentes do sangue, tais como os glóbulos vermelhos e brancos, permanecem normais.
Plaquetas são células que nascem na medula óssea e circulam pelo sangue. Elas são necessárias para manter a integridade das paredes dos vasos sanguíneos e para a coagulação do sangue. Sem um número suficiente de plaquetas, uma pessoa com PTI está sujeita a sangramento espontâneo ou hematomas.
Na PTI, as plaquetas são atacadas e prematuramente removidas pelo sistema imunológico do corpo. Normalmente, o sistema imunológico ajuda a combater infecções e doenças. Se o sistema imunológico ataca erroneamente parte do próprio corpo de uma pessoa, isto é chamado de doença autoimune.
A PTI é um diagnóstico de exclusão de outras causas de trombocitopenia. No momento do diagnóstico não se sabe por quanto tempo a doença persistirá. Devido à duração, a PTI pode ser tanto uma condição aguda autolimitante quanto uma doença autoimune crônica.
Embora a maioria dos casos de PTI sejam controlados, ela pode ser fatal em um pequeno número de pacientes atingidos pela doença.
Nos pacientes com PTI, as hemorragias abruptas estão associadas a uma contagem de plaquetas inferior a 20.000/mm³. A complicação mais temida é a hemorragia cerebral, que é muito rara, mas pode ser potencialmente fatal.
Na maioria das crianças com PTI, os sinais de hemorragia ocorrem dentro de 1 a 6 semanas após uma doença infecciosa comum, tal como um resfriado ou uma gripe. A PTI também pode ocorrer após a rubéola, varicela, hepatite ou após uma vacina de vírus vivo.
A trombocitopenia também pode ocorrer:
· Em associação com outras doenças, tais como infecções (por exemplo HIV e HCV) ou distúrbios autoimunes;
· Devido à baixa produção de plaquetas pela medula óssea; quando o paciente possui um câncer e necessita fazer tratamento com quimioterapia e / ou radioterapia.
· Após uma transfusão de sangue (trombocitopenia aloimune);
· Com o uso de medicamentos que podem estimular o sistema imunológico (esta causa é mais comum em adultos do que em crianças).

obs. conteúdo meramente informativo consulte seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.abrale.org.br/pagina/o-que-e-pti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla