Powered By Blogger

domingo, 16 de março de 2014

Trombocitopenia Imune Primária - PTI - cont. 6

Quantas formas de PTI existem


Os tipos mais comuns da doença são:
PTI Recém Diagnosticada - A forma aguda da PTI é temporária e dura menos de três meses. É a forma mais comum de PTI em crianças. Ela ocorre normalmente em 1 a 6 semanas após uma infecção causada por vírus. Esta PTI é transitória, o que significa que a doença é resolvida por conta própria dentro de semanas/meses, e não retorna. Das crianças com PTI, de 80 a 90% apresentam PTI aguda.
PTI Persistente - A forma persistente desaparece dentro de 3 a 12 meses.
PTI Crônica - A forma crônica da PTI é de longa duração (12 meses ou mais) afeta mais adultos do que crianças. No entanto, adolescentes e crianças também podem obter esta forma de PTI. A PTI crônica afeta predominantemente mulheres. O número de crianças afetadas é de 10 a 20%, mas são os adultos que apresentam este tipo na grande maioria dos casos.
PTI Recorrente - A forma recorrente da PTI é definida como episódios de baixas de plaquetas em intervalos de mais de 3 meses, ocorrendo em 1 a 4% das crianças com a doença.
PTI Primária – Caso não haja outros sinais de doença relacionada à PTI
PTI Secundária – Caso esteja associada a outras doenças, como infecções, ou ocorrer após a ingestão de certos medicamentos
Uma classificação diferente pode ser feita para os sintomas hemorrágicos. Por vezes os pacientes apresentam uma contagem muito baixa de plaquetas, embora eles não apresentem nenhum sinal de hemorragia. Isso geralmente é descoberto durante um check-up de rotina e é chamado de assintomático. A forma sintomática da PTI inclui hemorragias de pequenas a graves.

Quão diferente é a PTI em crianças e em adultos


A PTI pode ser aguda (início súbito, geralmente temporária) ou crônica (de longa duração). A maioria das crianças (80 a 90%) apresenta a PTI aguda, enquanto a maioria dos adultos apresenta PTI crônica. As crianças geralmente se recuperam dentro de alguns meses, recebendo ou não um tratamento, enquanto nos adultos a remissão espontânea ocorre em menos de 10% dos pacientes. A remissão é possível mesmo se o paciente é considerado como tendo PTI crônica.

O que causa a PTI


o se sabe ao certo o que causa a PTI, mas múltiplos fatores estão provavelmente envolvidos, tais como infecções ou certos medicamentos. Alguns casos aparecem após uma infecção viral ou bacteriana, imunizações, exposição a uma toxina, ou em associação com outra doença, tal como lúpus ou HIV.
A PTI geralmente não é considerada uma doença que pode ser transmitida de uma geração a outra. Há casos em que vários membros da família foram diagnosticados com PTI, mas a maioria dos pesquisadores considerou este um diagnóstico equivocado.
Décadas de estudos da resposta imune nos proporcionou um entendimento de que o corpo pode reagir de forma exacerbada após uma infecção e produzir anticorpos que se ligam às plaquetas, marcado-as como "estranhas". Estas plaquetas são então rapidamente removidas.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.abrale.org.br/pagina/trombocitopenia-imune-primaria-pti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla