sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

10 HÁBITOS NA HORA DE DORMIR QUE DERRUBAM A PRODUTIVIDADE NO DIA SEGUINTE

Uma noite mal dormida contribui para o surgimento de problemas de saúde e aumenta o estresseUma noite mal dormida contribui para o surgimento de problemas de saúde e aumenta o estresse

Uma noite bem dormida resulta em um dia mais produtivo. Isso porque existe uma relação direta entre a falta de sono e o surgimento de problemas de saúde e aumento de estresse. Por isso, antes de dormir é importante adotar hábitos positivos.
O site Business Insider separou 10 comportamentos recorrentes feitos antes de dormir que devem ser eliminados, porque contribuem para uma noite mal dormida e perda de produtividade.

1. NÃO PLANEJAR O DIA SEGUINTE

Criar um plano para o dia seguinte ajuda a evitar problemas e até mesmo a se preparar para possíveis imprevistos. Pessoas malsucedidas não pensam no dia seguinte e provavelmente continuarão desorganizadas. Não tem problema agir espontaneamente de vez em quando, mas manter uma rotina é sempre uma boa ideia. O período antes de dormir também é bom para refletir sobre a vida, essa prática ajuda a se tornar uma pessoa mais contemplativa e grata.

2. USAR TECNOLOGIA

“Na hora de dormir, você deve ficar em paz. Usar dispositivos eletrônicos e atividades que provavelmente irão te fazer se sentir o contrário devem ser evitadas, inclusive ler notícias”, diz Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post. Além de fazerem você ficar mais agitado, isso desencadeia outro problema: a luz azul dos eletrônicos, como celulares e tablets, afetam o sono porque impedem a produção do hormônio do sono (melatonina). Por isso, não vale a pena responder aquela mensagem ou checar o Facebook antes de dormir – essas atividades podem esperar até o dia seguinte.

3. TER PENSAMENTOS NEGATIVOS

Se arrepender do que aconteceu de errado durante o dia e pensar no que poderia ter sido feito de diferente causam pensamentos negativos, que criam estresse antes de dormir. Além de ficar repensando o passado, as pessoas mal sucedidas também ficam ansiosas com o futuro. É normal de vez em quando ficar preocupado algum compromisso, mas passar todas as noites pensando nisso é um sinal ruim. Essa negatividade afeta o planejamento e principalmente o sono. O ideal é se planejar, não se preocupar.

4. NÃO TER ROTINA

Pessoas malsucedidas têm dificuldade em manter um ritual antes de dormir, até os mais básicos, como escovar os dentes regularmente. “Quando o estresse aumenta e se acumula durante o dia, é muito mais difícil cair no sono, porque fica mais difícil diminuir o ritmo e acalmar o cérebro. A chave é reconhecer isso e criar uma rotina antes de dormir”, explica Arianna Huffington.

5. TOMAR CAFÉ OU ALGUMA BEBIDA ALCOÓLICA

Quando fazia pesquisa para o seu livro, “The Sleep Revolution”, Arianna Huffington consultou diversos médicos que a aconselharam evitar beber café depois das duas da tarde. Além disso, eles também disseram que o álcool, ao contrário do que a maioria pensa, não é bom para o sono. “Nós pensamos que tomal uma bebida alcóolica irá nos relaxar, porque vai ser como um sedativo. E funciona dessa forma, mas apenas no começo. Depois de cairmos no sono, o álcool passa a atrapalhar”, explica Arianna. O Instituto Nacional de Saúde dos EUA explica que o álcool rouba a qualidade do sono, porque te mantém em sono leve. Isso quer dizer que você pode ser acordado facilmente, sem que chegue no sono mais profundo.

6. COMER UM LANCHE

Comer três horas antes de dormir não é uma boa ideia. Em vez de deixar o seu corpo relaxado, o seu sistema digestivo terá que trabalhar para digerir aqueles alimentos. Além disso, essa prática contribui para o aumento de peso. Arianna também ressalta que alimentos com o açúcar são ainda piores e sugere que troque para algo mais leve como, por exemplo, chás (sem cafeína, é claro).

7. DEIXAR LUZ ENTRAR

Arianna Huffington avisa que qualquer luz deve ser eliminada do quarto, mesmo que seja apenas pontos iluminados de aparelhos eletrônicos, por exemplo. Mesmo que você não perceba, a luz impede que você atinja o sono mais profundo – aquele que faz com que você realmente descanse. Arianna conta que sempre cobre qualquer luz, com cobertores, com cortinas ou com toalha. Uma alternativa mais fácil é usar máscaras de dormir.

8. NÃO DORMIR HORAS SUFICIENTES

O recomendado é dormir no mínimo oito horas, mas cada um sabe quanto deve dormir para se sentir descansado no dia seguinte. As pessoas menos produtivas não se atentam ou não se preocupam com o sono, porque colocam outros pontos como prioridade. Mas não ter uma regularidade no sono pode afetar a sua vida pessoal e profissional. Além disso, o sono é fundamental para a saúde, um estudo feito pela Universidade de Medicina de Amsterdam, descobriu que não dormir suficiente aumenta o risco de diabetes entre os homens.

9. AUMENTAR A TEMPERATURA

A maioria das pessoas acredita que a melhor opção para dormir bem é aumentar a temperatura do quarto, no entanto, mesmo que você seja alguém que fica com frio mais facilmente, essa não é a melhor ideia. Uma pesquisa feita no Centro de Cronobiologia da Suíça descobriu que uma pequena diminuída na temperatura corporal já ajuda o corpo a se “preparar” para dormir. Além disso, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA descobriu que dormir em ambientes mais frios também ajuda a queimar algumas calorias.

10. DORMIR MAL DURANTE A SEMANA E RECOMPENSAR NO FINAL DE SEMANA

A correria do dia a dia deixa muitas pessoas tentadas a dormirem mais tarde durante a semana, com a “desculpa” que recompensam a falta de sono nos finais de semana. No entanto, de acordo com a Universidade do Norte do Texas, essa não é uma boa ideia. “Quando você vai para a cama e acorda em horários muito diferentes a cada dia, altera o ciclo circadiano – o ciclo de 24 horas ligado às atividades cerebrais, a produção de hormônio e a regeneração das células”, explica o professor de psicologia Daniel Taylor.

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