A diabetes pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a pele. Na verdade, um terço das pessoas com diabetes sofrem de problemas de pele em algum momento de sua vida, sendo que existem problemas exclusivos dos diabéticos. Outros problemas são comuns, e qualquer pessoa pode ter, mas os diabéticos são mais propensos a obtê-los. Felizmente, podemos prevenir e facilmente tratar a maioria das doenças da pele, se detectada precocemente.
ALGUMAS CONDIÇÕES DA PELE EM GERAL QUE AFETAM OS DIABÉTICOS SÃO:
- infecções bacterianas
- infecções das glândulas da pálpebra
- furúnculos foliculite (infecção dos folículos pilosos)
- carbúnculos (infecções profundas da pele e do tecido abaixo)
- infecções ao redor das unhas
- infecções fúngicas
- pele seca
- prurido
CONDIÇÕES QUE ESTÃO RELACIONADOS EXCLUSIVAMENTE AO DIABETES SÃO:
- Acanthosis Nigricans: Nesta condição áreas escuras ou marrons aparecem nos lados do pescoço, axilas e virilha. Às vezes, elas também ocorrem nas mãos, cotovelos e joelhos.
- Dermopatia diabética: Se parecem com manchas castanho claro e escamosas que podem ser oval ou circular. Esta desordem na maioria das vezes ocorre na parte frontal de ambas as pernas.
- Necrobiose lipoidica diabeticorum: Ela provoca manchas semelhantes à Dermopatia diabética, mas são em menor número, maior e mais profunda. É uma condição rara e geralmente ocorre em mulheres adultas.
- Blisters diabéticos: Raro, se dá quando pessoas com diabetes tem erupções em bolhas. Blisters diabéticos podem ocorrer nas costas dos dedos, mãos, dedos, pés e às vezes nas pernas ou braços
- Reações alérgicas: Reações alérgicas cutâneas podem ocorrer em resposta a medicamentos, como insulina ou comprimidos para diabetes. Procure por erupções cutâneas, inchaços nos locais de injeção, e pergunte ao seu médico se você possui algum.
- Xantomatose eruptiva: Ele se parece com uma ervilha amarela e firme na pele e mais freqüentemente é encontrada nas costas das mãos, pés, braços, pernas e nádegas.
- Esclerose Digital: Desenvolve-se como um endurecimento espesso, como cera na pele, geralmente nas costas de suas mãos. Às vezes, a pele nos dedos e na testa também se tornam espessas.
Diabetes pode afetar a pele de uma série de maneiras que fazem você se sentir desconfortável. No entanto, a maioria destas condições são tratáveis e podem ser evitadas através da manutenção de um controle da glicose no sangue e de bons cuidados diários com a pele.
Referência:
- http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/skin-complications.html
Dra. Rajeshwari Janakiraman, MBBS, MD, MS, Consultora Sênior Endocrinologia, Columbia Asia Hospitais, Bengaluru
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla