Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O PULMÃO DIABÉTICO

http://www.tiabeth.com/wp-content/uploads/2016/12/É bem sabido que a diabetes pode afetar o nosso coração e rim. No entanto, além deles, há outra parte do nosso corpo que também pode ser afetada negativamente pela diabetes, que são nossos pulmões. Comer alimentos gordurosos e viver um estilo de vida nada saudável pode afetar negativamente os pulmões, e se você é diabético esses efeitos são mais proeminentes. Além disso, as pessoas com diabetes são mais propensas a ter determinadas doenças pulmonares do que as pessoas sem diabetes. A diabetes também tem um impacto sobre a função pulmonar.
De acordo com um estudo publicado na revista Diabetes Care, os adultos, tanto com diabetes tipo 1 ou tipo 2, são 8% mais propensos a ter asma, 22% mais propensos a ter doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), 54% mais propensos a ter fibrose pulmonar, e quase duas vezes mais probabilidade de ter sido hospitalizado por pneumonia.
diabetes quando descontrolado enfraquece sua imunidade, tornando-o mais suscetível a infecções como pneumonia. Além da diabetes não controlada, problemas renais, hepáticos ou cardíacos, assim como asma ou fibrose cística, todos podem aumentar o risco de contrair pneumonia. A DPOC é uma limitação de ar, devido ao inchaço, inflamação e subsequente formação de cicatrizes nos pulmões.
As pessoas com diabetes tipo 1, principalmente, devido ao sistema imunológico, se tornam mais suscetível ao resfriado, gripe ou outra doença transmissível. Elas ainda necessitam de mais tempo para se recuperar. Isso pode ter um efeito significativo sobre os níveis de açúcar no sangue e na gestão global do diabetes.
Se você tem diabetes tipo 2, você tende a ter de 3% a 10% menor volume pulmonar do que os adultos que não têm a doença. Uma função pulmonar reduzida geralmente não causa grande problema. No entanto, se você é obeso, fuma ou tem doença pulmonar, pode ser uma situação problemática. Especialistas sugerem que é a inflamação a culpada por tudo isso. Diabéticos podem ter elevado nível de compostos inflamatórios. Um estudo publicado na Diabetes Care descobriu que marcadores elevados de inflamação estavam ligados à baixa função pulmonar.
Se você é diabético e tem qualquer dificuldade para respirar livremente, você deve conversar com seu médico. Tente manter o nível do seu açúcar no sangue sob controle para ter uma boa função pulmonar.
Referência:
  1. https://www.diabetes.co.uk/diabetes-complications/lung-conditions.html
 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla