Powered By Blogger

sábado, 10 de dezembro de 2016

Como aliviar os sintomas da intolerância a lactose

Oii gente!!! Já tem um tempo que estava querendo dividir umas dicas de como aliviar os sintomas da intolerância a lactose. Esses anos convivendo com ela me ensinaram alguns ‘truques’ para quando passo mal.

A maior parte do tempo eu consigo me cuidar bem, mas às vezes uma comida diferente, uma lactose/proteína do leite/glúten (no meu caso) escondidos em algum prato que como fora de casa ou até aqueles dias em que você quer  muito, muito, muito algo que você sabe que não vai te fazer bem, trazem consigo os sintomas desagradáveis algumas horas ou dias depois né?

Quando a gente menos espera estamos com distensão abdominal, enjoos, cólicas, dor de cabeça, diarreia, etc, etc, etc.
E daí, o que fazer?

Hoje mais do que nunca eu só tomo remédio em caso de extrema necessidade. Prefiro pesquisar alimentos e plantas que possam me auxiliar no que estou sentindo antes de ir na farmácia e comprar algum comprimido. Até porque no meu caso, que tenho estômago e intestino bem sensíveis, tomar remédio para cuidar de um mal acaba atacando outro, sabem como?

Portanto minhas dicas aqui são dicas baseadas em alimentos e plantas – tem um remedinho só, que uso em casos extremos!

Bom antes de tudo, vou lembrar mais uma vez, este é um post que estou contando minha experiência e o que faço para tentar desintoxicar meu organismo depois de ter ingerido leite e derivados. Por favor, não saia se automedicando ou tome o que estou escrevendo aqui como a solução tá? Converse com seu médico e seu nutricionista e vejam juntos o que é indicado no seu caso.

Primeiro de tudo, beber MUITA água!

Se beber água já é fundamental normalmente, em momentos em que nosso organismo está debilitado ela é mais imprescindível ainda. Beber bastante água vai auxiliar no processo de desintoxicação e ajudar a limpar o organismo. Essa é uma dica que não vale só para aliviar os sintomas da intolerância a lactose. Quando você estiver começando a se sentir gripado, com dor de garganta, cansado, etc, abraça a garrafa de 1,5 litro de água e finge que ela faz parte de você.
Agora os meus amores: chás!
como-aliviar-sintomas-intolerancia-lactose
Foto: Google
Chá de hortelã logo em seguida do deslize é uma ótima maneira de fazer um carinho no seu estômago! Além de auxiliar na digestão ele ainda ameniza as dores.

Chá de camomila eu normalmente tomo nos dias seguintes ao deslize – às vezes passo mal por diversos dias. Ele acalma o intestino e o estômago. Também auxilia na digestão e no tratamento de diarréia.
Chá de espinheira-santa é a dica que minha nutri deu. Quando tenho azia, refluxo, etc, ela pede para eu tomar esse chá que protege a mucosa gástrica.

Outra dica para amenizar os sintomas da intolerância a lactose é o famoso suco verde!

suco verde também auxilia a proteger a mucosa gástrica e ainda é cheio de nutrientes importantes. Se você é que nem eu era, que acha o maior trabalho da vida fazer suco verde, tenho umas dicas! A primeira é o gelo verde, que já mostrei aqui.

Bate a couve com um pouco de água – se quiser pode adicionar hortelã fresca que fica divino – coloca em forminhas de gelo e espera congelar. Tira da forminha e guarde em saquinhos. Aí de manhã você espreme 1 ou 2 laranjas, coloca uma fatia de gengibre – antiinflamatório e termogênico – uma fatia de maçã e 2 gelos verde e bate no liquidificador.

Você pode ainda bater com abacaxi, limão, agua de coco, pepino, abobrinha, melão, aipo, enfim, o que você achar que vai ficar gostoso!

Outra coisa que procuro consumir mais é a biomassa de banana verde. Ela é fundamental para ajudar na reposição da flora intestinal, pois funciona como prebiótico no nosso intestino – as bactérias boas se alimentam do amido resistente que existe na biomassa de banana verde e assim se multiplicam. Com a flora intestinal fortalecida e se regenerando os sintomas vão desaparecendo e vamos ficando mais resistentes.

Se você estiver meio sem ideias (ou tempo) de como utilizar a biomassa, coloque uma colher de sopa no seu suco verde e pronto 🙂
Todas essas dicas eu faço quando estou em casa, mas eu tenho viajado bastante, e daí preciso me adaptar né? Então sempre que vou viajar eu levo dois remedinhos comigo.

O primeiro se chama Gotas Preciosas. Ele é feito a base de plantas, uma mistura de ruibarbo, beladona, boldo, carqueja, aloe vera e genciana. Como o nome diz, ele é em gotas. Tem um gosto amargo e é bem concentrado. Uso ele quando estou com muita dor no estômago ou muita cólica intestinal. – Não tomem medicamentos sem acompanhamento médico!
O segundo é o tão conhecido anti-gases. Tem diversas marcas no mercado, genéricos e não genéricos. Sempre levo na mala quando viajo, principalmente se a viagem é longa. Comer comida de avião/aeroporto e ficar sentada horas é receita do fracasso pro meu sistema digestivo hahahahah – Não tomem medicamentos sem acompanhamento médico!

Além dessas dicas eu ainda evito consumir muitos doces – pra mim é bem difícil, mas o açúcar agride a mucosa gástrica – evito comidas pesadas e difíceis de serem digeridas (carne vermelha por exemplo), e como bastante folhas, legumes, frutas e cereais integrais – mas cuidado, se estiver com muita diarréia não é indicado comer muitas fibras!

Para quem não viu ainda, tem este post aqui, onde falo do tratamento que faço com glutamina e probióticos.

Ah e também me comporto direitinho não comendo leite e derivados até ficar 100%! Nada de “ah, já que estou passando mal vou aproveitar” – pior ideia do mundo hein? Olha lá meu povo, depois não digam que não avisei ihihihih
Agora quero saber de vocês, quais são as dicas para aliviar os sintomas?
Um beijo!

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.lactosenao.com/dicas-sem-lactose/como-aliviar-os-sintomas-da-intolerancia-lactose/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla